Olá amigos da causa,
O programa infantil Bom Dia & Cia — da emissora SBT — exibe diariamente “brincadeiras” que utilizam animais como coelhos e ratos.
Tais animais são submetidos a intenso stress, pois, além de estarem num ambiente completamente estranho, os apresentadores do programa batem nas caixas onde os animais estão alojados e gritam para obrigá-los a correr.
O programa — que deveria ajudar positivamente na formação das crianças — incentiva a exploração, os maus-tratos e a falta de respeito pelos animais não-humanos.
Pedimos para que manifestem sua indignação através de e-mails:
bomdia@sbt.com.br
contato@tvssbt.com
ou através de cartas para o endereço:
A/C Programa Bom Dia & Cia
Av. das Comunicações, n°04
Vila Jaraguá
Osasco – SP
06278-905
Segue abaixo a carta que foi enviada pelo Instituto Nina Rosa para o programa:
À Produção do Programa Bom Dia & Cia
Prezados Senhores,
O uso de animais para o entretenimento nada mais é do que um ato no qual o homem manifesta sua noção invertida da realidade, classificando o ser humano como superior aos não-humanos. Consideramos tal conceito especista e acreditamos não termos o direito de forçar um animal a agir contra a sua natureza.
Atrações como a prova do coelho, a corrida de ratos e os ratos no tubo – transmitidas diariamente pelo programa – desvalorizam o animal gerando nas crianças a impressão de que os animais são passíveis de serem utilizados como objetos.
O público infantil deve aprender a respeitar e amar o animal como seu semelhante. Por isso, brincadeiras educativas – de conscientização e sensibilização – são mais úteis para a formação do caráter das crianças em fase de desenvolvimento moral.
Pelo fato do programa Bom Dia & Cia ser considerado um dos líderes de audiência no horário da manhã, uma mudança de abordagem nas atrações fará grande diferença na construção da percepção dos mais jovens.
Cordialmente,
Instituto Nina Rosa – projetos por amor à vida
Educação Humanitária – um caminho para a paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário