
CHICAGO - Pesquisadores dos EUA, em um relatório publicado nesta terça-feira, disseram que crianças que vivem em uma casa com dois ou mais cachorros ou gatos durante seu primeiro ano de vida têm menos probabilidade de desenvolver reações alérgicas que levam a asma e outros problemas.
Além do impacto da exposição a animais no começo da vida parecer ter um efeito de proteção contra outros agentes de alergia comuns, como ferrugem e grama.
"Durante 30 anos foi dito aos médicos que ter cachorros e gatos em casa nos primeiros anos de vida aumenta as chances de crianças serem alérgicas, (mas) nosso estudo mostra exatamente o contrário", disse o principal autor do relatório, Dennis Ownby, da Faculdade de medicina de Geórgia, em Augusta.
"Exposição a dois ou mais gatos ou cachorros em casa durante o primeiro ano de vida reduz cerca de 50% a probabilidade de uma criança ter testes positivos para alergias comuns".
O relatório, publicado esta semana na Revista da Associação Médica Americana, afirma que o mecanismo que produz esse efeito ainda não é claro.
Uma das possibilidades é a de que a exposição precoce faça com que o organismo produza anticorpos protetores sem sensibilização alérgica. Outra possibilidade é a de os anticorpos serem ativados por produtos bacterianos dos animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário