sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tenha um amigo...

"Ter contacto com a vida animal é indispensável à minha saúde psíquica. Meu cão me revigora toda. Sem falar que dorme às vezes aos meus pés enchendo o quarto da cálida vida úmida. O meu cão me ensina a viver. Ele só fica "sendo". "Ser" é a sua atividade. E ser é minha mais profunda intimidade. Quando ele adormece no meu colo eu o velo e à sua bem ritmada respiração. E — ele imóvel ao meu colo — formamos um só todo orgânico, viva estátua muda. É quando sou lua e sou os ventos da noite. Às vezes, de tanta vida mútua, nós nos incomodamos. Meu cachorro é tão cachorro como um homem é tão homem. Amo a cachorrice e a humanidade cálida dos dois.

O cão é um bicho misterioso porque ele quase que pensa, sem falar que sente tudo menos a noção do fu­turo. O cavalo, a menos que seja alado, tem seu mis­tério resolvido em nobreza e o tigre é um grau mais misterioso do que o cão porque seu jeito é mais pri­mitivo ainda.
O cão — este ser incompreendido que faz o pos­sível para participar aos homens o que ele é..."

Trecho do livro "Um sopro de vida", de Clarice Lispector

Nenhum comentário: